UNICA e FETIASP fecham acordo em 7% de reajuste

17/07/2014

 

Na terça-feira 15, a ÚNICA (União da Indústria da Cana de Açúcar) e FETIASP (Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo) fecharam um acordo que pode ser a referência para as campanhas salariais em todo o estado. As partes concordaram sobre o índice de correção em 7% para os trabalhadores da categoria, válido para 2014 e 2015.

Segundo o presidente do Sincovelpa, José Pintor, este acordo pode acelerar o impasse das campanhas salariais para a sua base sindical e para uma série de outras cidades do Estado de São Paulo, que também representam trabalhadores do setor sucroalcooleiro. “Como o empregador é o mesmo, este índice acaba sendo referência para sindicatos de uma série de outras categorias, como é o nosso caso”, explica.

Pintor lembra, inclusive, que o índice de 7% já havia sido homologado em negociações de outros sindicatos da categoria. “Entre o final de junho e o começo de julho, os companheiros de São José do Rio Preto já haviam feito acordo para a correção de 7% para trabalhadores rodoviários do setor canavieiro”, diz.

“Agora a gente espera que seja feita, finalmente, a abertura das rodadas de negociações com os empregadores da nossa região, para conseguirmos fechar essa questão, importante para a categoria”, afirma Pintor. Em Lençóis Paulista a data base é 1º de abril. No mês de junho, o setor canavieiro resolveu, por conta própria, antecipar uma correção de 5,62%. Quando o acordo for fechado em definitivo, o trabalhador receberá toda a correção salarial retroativa à data base. 



•  Veja outras notícias