São Cristóvão, padroeiro dos motoristas
Dia 25 de julho, é dia de São Cristóvão e, em homenagem ao santo padroeiro da categoria, no seu dia também é comemorado o Dia do Motorista. A lenda ocidental que liga o santo católico aos profissionais do volante é uma das mais antigas e interessantes da fé católica.
Na Terra, ele era um gigante com mania de grandeza e servia a um rei que supunha ser o maior e mais poderoso da terra. Deixou a esse rei quando soube que Satanás era ainda maior e ainda mais poderoso. Ouvindo sobre Jesus, procurou informar-se e descobriu que se tratava de algo absolutamente o reverso, apreciando os homens pela bondade para com o próximo, não pela grandeza.
Convertido, foi morar à beira de um rio caudaloso e passou a dedicar sua força a ajudar as pessoas que necessitavam fazer a travessia. Certa noite, um menino solicitou a ajuda de um gigante.
À medida que avançava pelas águas, mais aquela criança lhe pesava assustadoramente. Apesar do enorme esforço, o gigante conseguiu chegar ao outro lado. Limpando o suor do rosto, Cristóvão, exclamou ao menino, já em terra firme:
- O mundo não é mais pesado do que tu!
E o menino, sorrindo-lhe muito docemente, retrucou:
- Tu levaste sobre os ombros, mais do que o mundo todo - levaste o seu Criador! Eu sou o Jesus que tu serves!
São Cristóvão, logo, passou a ser invocado pelos condutores de veículos e pelos viajantes. E aos que iam viajar, para que o fizessem com segurança e sem atrapalhações, aconselhava-se: Olha São Cristóvão e vai tranquilo!
• Veja outras notícias