Plácido’s Transportes: maioria quer volta ao antigo sistema de horas trabalhadas

12/12/2014

 

Aconteceu nessa semana a pesquisa na Plácido’s Tranportes, que colheu, individualmente, a opinião dos trabalhadores sobre a definição de horas trabalhadas. Na semana retrasada, uma assembleia entre os colabores da empresa decidiu, por aclamação, pelo fim do sistema de banco de horas, limitando a jornada a oito horas trabalhadas.

A alteração, no entanto, resultou na redução da remuneração dos profissionais, uma vez que a quantidade de horas trabalhadas era menor. Isso gerou descontentamento em um grupo grande de pessoas. Em contato com o Sincovelpa, representantes da empresa - que trabalha no setor de transporte de madeira - propuseram jornada mista, desde que fosse colhida, individualmente, a preferência do colaborador.

58 colaboradores participaram da coleta de dados. Destes, 48 optaram pela volta ao sistema antigo. Dez disseram preferir trabalhar no novo formato. Segundo o presidente do Sincovelpa, José Pintor, é possível fechar acordo com o empregador ratificando a jornada mista de trabalho. “Muitas empresas da nossa base tem até três sistemas diferentes de horas trabalhadas”, explicou.

Apesar de reconhecer que a coleta individual de opiniões foi um avanço no impasse, Pintor descarta a possibilidade de ratificar o acordo de imediato. “Ainda demora uns dez dias para resolvermos tudo em definitivo. O Sindicato agora aguarda um retorno da empresa se manifestando sobre o resultado da pesquisa. E só vamos assinar o acordo se a empresa garantir que nenhum trabalhador vai ser demitido por causa da escolha que fizer, pelo menos até a próxima data-base do setor, que é o dia 1º de Maio”, finaliza. 

 

 



•  Veja outras notícias