Semana de acordos movimenta sindicalistas

30/04/2015

 

A semana foi bastante agitada para sindicalistas do setor rodoviário no estado de São Paulo. Na terça-feira 28, representantes de mais de dez municípios do interior paulista se reuniram em Araçatuba para discutir questões do setor canavieiro. O encontro contou com a presença de lideranças da FTTRESP e Nova Central Sindical. O presidente do Sindcovelpa, José Pintor, participu dos trabalhos. "As discussões do setor canaveirio são importantes porque é um setor que enfrenta grandes dificuldades, gerando problemas para toda a cadeia produtiva. Geralmente, os problemas que enfrentamos aqui são os mesmos que os companheiros sindicalistas enfrentam em outras cidades no interior paulista e conversando, conseguimos ter ideias melhores de como resolver questões ligadas à área", explicou. 

O setor canavieiro é uma das prioridades dos rodoviários para 2015. Depois de um ano ruim em 2014, a previsão é de um cenário ainda mais adverso em 2015. Os empresários do setor culpam o governo federal por falta de ações que valorizem a produção de etanol. "Terminamos 2014 sem acordo. Os empregadores pegaram o acordo feito com outra categoria e, por conta própria, repassou aos trabalhadores da nossa base. Um acordo muito ruim, por sinal, que só repassou a inflação acumulada", avalia José Pintor. "Para este ano a previsão é de dificuldades ainda maiores, ainda por cima, com índice de inflação mais alto", completa. 

E na tarde desta quinta-feira 30, Pintor protocolouo junto ao SindBru a pauta de reivindicações dos trabalhadores do transporte de cargas. No ano passado o acordo foi bastante positivo para o setor. "Neste ano esperamos, além do repasse da inflação acumulada no período, alguas melhorias em pontos que marcam o dia a dia do profissional do transpote de carga", finalisou. 



•  Veja outras notícias