Reunião na segunda-feira 15 pode desencadear greve no setor canavieiro
Está marcada para a manhã segunda-feira dia 15, uma reunião entre Sindcovelpa e a Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê) que será mais uma rodada de negociações entre patrões e os representantes dos trabalhadores. Nos últimos anos, o setor canavieiro é uma das frentes mais complicadas de se negociar em datas-base.
“Por parte do Sindicato, a expectativa é a melhor possível. Queremos sair de lá com o assunto resolvido e com acordo fechado para 2015-2016”, diz o presidente do Sindcovelpa, José Pintor. “Ou, que pelo menos os empregadores nos apresentem uma contra proposta que a gente possa levar para apreciação da nossa categoria”, continua.
Pintor revela um incômodo muito grande por parte do trabalhador do setor canavieiro. Isso porque o exercício 2014-2015 fechou apenas com o repasse do índice da inflação. “Em junho os empresários repassaram, por conta própria, o valor da inflação. Foi contra a nossa vontade, mas como as outras categorias fecharam nesse índice, ficamos amputados para lutar”, explica.
O presidente do sindicato revela que a possibilidade de terminar mais uma temporada sem acordo, gera tensão nos trabalhadores, que estão ameaçando fazer uma paralisação a qualquer momento. “Se por ventura as negociações se frustrarem, se não sair nenhuma proposta, os trabalhadores podem desencadear uma paralisação. E nós do sindicato já nos colocamos ao lado da categoria e dispostos a buscar apoio de outros sindicatos e da nossa federação, caso o trabalhador decida, realmente, cruzar os braços para pressionar em busca de uma resolução do impasse”, afirmou.
• Veja outras notícias