Entressafra do setor canavieiro já tem aproximadamente 450 demissões em Lençóis e Pederneiras

14/12/2016

Já são 450 os demitidos na entressafra do setor canavieiro, em números contabilizados apenas em Lençóis Paulista e Pederneiras. São 208 em Lençóis e 137 em Pederneiras. “Essas são as rescisões que tem passar pelo Sindicato, dos colaboradores com mais de um de empresa. Quando o trabalhador tem menos de um ano de empresa, o desligamento não é feito no sindicato”, explica o presidente do Sindicovelpa, José Pintor. “São pelo menos mais 130 trabalhadores demitidos, que tem contrato de safra, com data de início e término”, avalia.

A entressafra do setor canavieiro entre o final de 2016 e começo de 2017 deve ser maior do que o padrão. E isso é mais uma notícia ruim para o trabalhador dessa categoria. Com o período mais longo entre colheitas, o profissional motorista, tratorista e operador de colhedeira deve ficar aproximadamente um mês a mais sem emprego.

Isso porque a entressafra geralmente começa na primeira quinzena de dezembro. No entanto, com a variação climática de 2016 e longos períodos de estiagem, não houveram as paradas – comuns em dias chuvosos – o que provocou o adiantamento do trabalho de colheita.

 



•  Veja outras notícias