Começa hoje a safra na Usina São José

17/04/2017

 

Estava prevista para começar nessa segunda-feira dia 17 a safra 2017-2018 do setor canavieiro. As chuvas atrapalharam, mas a informação era de que a Usina São José começaria a moagem hoje. A previsão é de que a safra se estenda até a segunda quinzena de novembro, de acordo com as variações do clima.

Aproximadamente 300 trabalhadores já voltaram a trabalhar. “Houve uma diminuição no número de trabalhadores contratados, a maioria das empresas diminuíram seus quadros, algumas empresas chegaram a cortar 40%. Isso tudo nos preocupa muito”, afirma o presidente do Sindcovelpa, José Pintor. “Também há uma agrícola nova que começou as atividades neste ano. Vamos aguardar para ver quantas vagas de trabalho ela vai abrir. Em compensação, teve que encerrou as atividades e não vai voltar à produção”, continua.

Pintor ressalta que o Sindcovelpa já está em negociação com o empregador para a data-base de abril 2017, para os reajustes de salário da categoria. Ele ressalta que a situação é mais complicada do que o normal. “O setor canavieiro sempre foi marcado por negociações muito difíceis. Já procuramos os empregadores para negociação, mas ainda não tivemos um retorno”, explica. “E também temos a situação da inflação. Hoje não está chegando a 5%, o que nos preocupa. No ano passado conseguimos um reajuste de 10% por causa da inflação, neste ano vamos tentar melhorar o máximo possível. Infelizmente hoje ninguém mais dá aumento real, isso completa, mas vamos tentar”, continua.

O presidente destaca que uma grande vitória da categoria em 2016 que foi a melhora do piso salarial. “Se conseguirmos um reajuste de 5% em cima do piso estipulado no ano passado, alguns salários podem passar de R$ 2 mil. Quando conseguimos este acordo no ano passado comemoramos muito, pois sabíamos que ele seria importante para garantir uma segurança financeira para o trabalhador nas safras futuras”, concluiu. 



•  Veja outras notícias